terça-feira, setembro 20, 2005

Os nossos Porquinhos

Como o Blog andava mal de fotos, resolvi escolher algumas onde podem ser exibidos os dotes de Fotógrafa da Verena. Desde que comprámos a Câmera Digital que as fotos tiradas aos Porquinhos têm sido mais que muitas, e as que eu gosto mais são as das ninhadas.

Nesta temos uma verdadeira guerra para ver quem fica com o melhor pedaço, é uma cena bastante cómica e elas gostam imenso, nesta gaiola só temos fêmeas :




Porquinhos no jardim ( com a nova casa foi possível aos Porquinhos terem um espaço exterior para fazerem um pouco de exercício) :






Pose especial ( Estas meninas são encantadoras) :




E este é o Pantufa, um porquinho que nasceu aqui e cuja mãe vivia numa capoeira na Zona de Abrantes e que a Joana (a Zohia) a salvou de modo a arranjarmos uma nova casa para ela. Entretanto pelo meio nasceu o Pantufa e foi paixão à primeira vista, pelo que fiquei com ele e que hoje está um porco forte e saudável.




Com a nova casa podemos proporcionar novas e melhores instalações aos Porquinhos. Em Agosto visitaram-nos um casal de Criadores Franceses que colocou no seu site uma vista geral das nossas instalações onde tentamos proporcionar o melhor conforto e o máximo espaço aos nossos Porquinhos, eis aqui o link do seu site onde se encontram as fotos:
http://chonchonsworld.free.fr/cavialand.htm

Rui Martins

quinta-feira, setembro 15, 2005

Porquinhos em Portugal - ANO I


O ano de 2005 está ser o ano de "Boom" em relação à Divulgação dos Porquinhos-da-índia como animal de estimação em Portugal. Tenho tido o previlégio de acompanhar esta evolução e realmente nota-se que houve uma grande evolução em relação a 2004 (ANO 0). O interesse tem aumentado gradualmente e estão a aparecer novos criadores e várias pessoas a apostar na sua divulgação. Sinto que algo mudou com a aparição do CAPI em Setembro de 2004 na Petfil e de lá para cá muito se fez, houve Exposições e Mostras, apareceram novos criadores e clubes, a informação começou a estar mais disponivel e as pessoas mais informadas, sobre o que realmente é importante, ou seja, o cuidado a ter e as necessidades dos nossos pequenos amigos.

Da minha parte eu e a Verena trabalhamos um pouco para contribuir um pouco para isso, mantemos a nossa página do Sítio do Porquinhos-da-índia (http://porquinhos.no.sapo.pt), criámos este ano um Fórum onde uma pequena comunidade se reune para obter informações e falar sobre os Porquinhos (http://foro.ws/porquinhos ), escrevemos alguns artigos para revistas (ex: Magazine Animal nº1), publicámos vários artigos na net que divugam os Porquinhos-da-índia (http://bicharada.net), para além de tentarmos dinamizar em conjunto com vários pessoas o CAPI - Clube dos Amigos dos Porquinhos-da-índia (http://capi.no.sapo.pt) .

Só em Eventos este ano o CAPI esteve em inúmeros lugares :

Março - Feira de Roedores da Megapet ( Alcabideche e Carregado )
Abril - Dia dos Porquinhos-da-índia no Mercado da Ribeira em Lisboa
- Mostra de Porquinhos na Exposição de Gatos do Barreiro
- Mostra de Porquinhos no C.C. Lumiar em Lisboa
Junho - Mostra de Porquinhos no Vimeiro
Agosto - Mostra de Porquinhos no NorteShopping do Porto
Setembro - Mostra de Porquinhos na Lourinhã

(ver fotos em : http://capi.no.sapo.pt , item Eventos)

Queria agradecer a todos os que têm colaborado connosco, tanto no passado como no presente e que no futuro, continuemos todos a contribuir para que os Porquinhos não sejam mais vistos como um animal de estimação de nivel inferior.

Obrigado,
Rui Martins

quinta-feira, setembro 01, 2005

Do Montijo a Torres Vedras

Depois das férias, é com agrado que volto a escrever aqui umas poucas linhas, até porque durante este periodo que passou tive uma vida profissional um pouco exigente que não me permitiu ter tempo para outras actividades, para além de que fizemos uma mudança de casa, do Montijo para Torres Vedras, o que trouxe novos hábitos e novos horários. No Montijo a vida era calma e pachorrenta sob o Sol da Margem Sul, vinha-se de Barco para Lisboa e apreciava-se a paisagem. Mas viver num apartamento com o numero de Porquinhos a crescer não era bom e foi uma boa opção mudar-mos para Torres e oferecer melhores condições e mais espaço a todos os animais que temos. Embora o clima seja bom para eles dado que nas Encostas Atlânticas entre Ericeira e Santa Cruz nunca faça grande calor, nem mesmo no Verão, pessoalmente sempre posso dizer que preferia o Sol do Montijo.

Espero que apreciem a foto, pois para além dos Porquinhos tenho uma grande paixão por gatos. Ao contrário do que muitos podem pensar os meus gatos não fazem mal nenhum aos porquinhos e quando estes andam soltos pela casa, são até os gatos que fogem deles e não o contrário.


Nesta foto familiar aparece o Mike, o meu favorito, um SnowShoe muito pachorrento e convém dizer que não é dos gatos mais espertos que conheci, a Cleo, uma pequena Siamesa zarolha, abandonada com 15 dias na rua e que sobreviveu quando ninguem acreditava, sempre foi muito nervosa, mas agora está melhor de carácter e é a mais curiosa de todos. E finalmente o Carlo, O Europeu de Pêlo Curto Fulva que a Verena trouxe da Alemanha e que é o Dono da Casa, pois nós todos somos os seus animais de estimação e temos de lhe obedecer às ordens.

Rui Martins