quinta-feira, outubro 13, 2005

Coelhos e Porquinhos




O Tópico de hoje é dedicado à mascote que vive na cozinha cá em casa, o Merlin. Ao contrário de outros coelhos, ele não vive na cozinha à espera do dia fatídico em que irá ser cozinhado, ao invés goza de ampla liberdade. Ela adora andar a passear e esconder-se entre os bancos da mesa da cozinha. De manhã quando chego à cozinha e abro o frigorifico para tirar o leite, lá está ele a fazer caretas e apedir uma cenoura. É o animal mais silencioso da casa.

Ao princípio vivia no mesmo espaço que o nosso porquinho, o Indy, mas depois resolvemos separá-los, pois eles não falam a mesma linguagem e os coelhos são maiores que os porquinhos e num momento inpensado podem magoá-los.

Se for a uma loja de animais e vir coelhos juntos com porquinhos ou souber que estes sejam provenientes de criadores que os têm juntos é melhor acautelar-se se pensa em adquirir um porquinho aí, pois os coelhos são portadores de algumas bactérias que, ou não os incomodam muito ou revelam uma doença só ao fim de um longo tempo e essas mesmas bactérias podem afectar gravemente a saúde dos porquinhos.

Esta é uma das razões porque algumas pessoas se queixam que compraram o seu porquinho e ao fim de poucos dias morreu, porque já vinha com a doença ou da loja, ou do criador que vende para a loja.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Os Coroados Americanos Vermelhos



Ontem foi um dia especial, logo pela manhã fomos surpreendidos com uma nova ninhada de Coroados Americanos Vermelhos, 3 meninas e um rapaz. Como normalmente tenho direito a escolher um nome chamei-o de Asterix, pois sou grande fã desta banda desenhada.

Eu pessoalmente gosto muito de porquinhos desta raça, devido há intensidade da cor e ao contraste da coroa com o corpo, não que eles sejam melhores que os outros só por terem esta cor, mas é um gosto pessoal.

Os coroados americanos que tenham toda a coroa perfeitamente branca são dificeis de criar, pois o branco por vezes aparece noutros sítios do pêlo ou a coroa tem pêlos de outra cor. É muito mais fácil de criar Coroados Ingleses do que Americanos. De resto também temos alguns exemplares de Selfs Vermelhos e um Coroado Inglês Vermelho. Sem dúvida que o vermelho domina lá em casa.


Um bom dia para todos.

Rui Martins

terça-feira, outubro 04, 2005

Dia do Animal


Hoje 4 de Outubro é Dia do animal. Desejo a todos os donos de animais um bom dia e façam algo de especial com o seu animal de estimação, uma guloseima, um passeio, um carinho. No entanto, como outros dias, o dia do animal deveria ser todos os dias. Se querem adquirir um, informem-se, pensem bem, se têm espaço, disponibilidade, não ajam por impulso porque depois eles é que sofrem. Devemos em primeiro lugar respeitar os nossos animais de estimação e muitas vezes é mais sensato e tem mais respeito por eles aquele que reconhece que não os pode ter, do que aquele que os compra e depois os abandona. Eis o meu pensamento do dia.

A homenagem de hoje faço-a eu ao Mike, o meu gato favorito. Aqui está a foto dele.

Rui Martins

segunda-feira, outubro 03, 2005

Porquinhos Doentes













O que é isto ? (Deve estar a pensar o Carlo).
De certeza que não está muito satisfeito pela Trixi lhe roubar o protagonismo na foto.

No entanto este post tem a ver com o facto de que desde que eu e a Verena fizemos a nossa página, de sermos contactados por pessoas com os porquinhos doentes que nos pedem ajuda.

Convém referir que mesmo tendo muitos porquinhos e sendo a Verena criadora, não temos conhecimentos a nivel médico para estar a indicar quais os tratamentos adequados a sintomas e quadros clinicos transmitidos por mensagens ou via telefónica que não revelam o que pode estar a afligir o animal. Mesmo por observação directa, só um médico veterinário especialista em roedores poderá indicar qual o tratamento a ser efectuado.



Tirando qualquer problema parasitário exterior, que resulte de parasitas ou fungos e que seja mais ou menos evidente, tudo o resto será pura especulação estar a aconselhar um tratamento.

Os porquinhos devem ser examinados por especialistas que receitarão os medicamentos adequados, e muitas vezes têm que ser por via injectável.

Os porquinhos são animais sociais que não gostam de dar parte de fracos para não serem expulsos do grupo, pelo que só quando se sentem mesmo mal é que se notam os sintomas, podendo a doença já estar avançada.



Com porquinhos convém agir sempre rapidamente e não esperar dias, pois isso só agrava o estado de saúde do animal, e um tratamento precoce pode salvar-lhe a vida. O porquinho não é um animal de estimação de segunda que pode ser facilmente substituido por outro. Tem todo o direito a um tratamento veterinário como um cão e um gato.

Sempre que notar algo estranho, se ele deixou de comer, se está pouco activo a um canto demasiado tempo, se tem fezes liquidas, deve o dono agir de imediato e consultar ajuda veterinária e não esperar que alguem lhe envie uma mensagem um dia num fórum. Tratamentos errados por desconhecimento do que está a causar a doença podem agravar ainda mais o estado de saúde do animal.

Por vezes a causa pode ser tão simples como gases intestinais acumulados, que se tratados rapidamente põe o animal bom de novo. Mas para isso o mal tem que ser diagnosticado por um veterinário. Se não pode ir, em último caso tente um contacto telefónico para esclarecimento.



No caso de deixar de comer, tem de se dar comida pela boca, pois se os intestinos não receberem comida o estado de saúde do animal deteriora-se rapidamente. Convém ter uma seringa sem agulha em casa de modo a administrar a comida por via oral. Em certas lojas especializadas em exóticos existe um composto especial para estas situações e em último caso pode-se recorrer aos boiões de comida para bébé de legumes e fruta que existem no supermercado.

De seguida publico um link de um site onde estão descritos contactos veterinários que podem ser muito úteis em caso de emergência. Espero que seja útil.

Directório de Contactos Veterinários..



Rui Martins