quinta-feira, abril 20, 2006

O Pequeno Dálmata


Apresento-vos a Voz da casa :- ). O Luke, o nosso primeiro dálmata é o porquinho mais guinchador que temos connosco. Embora seja pequeno os seus Cuis Cuis ouvem-se a quilómetros. Normalmente num parque existe sempre um porquinho que fica como "porta-voz", sendo esta tarefa encarregue aos mais jovens, mas o pequeno Luke fala por todos e não só pelos da gaiola dele, é um orador.
Os Dálmatas nunca devem ser cruzados com outros Dálmatas ou com um Ruão, pois originam bébés mortos ou com graves defeitos. Um bom cruzamento será com um Pêlo Curto Negro. O Luke resulta de um cruzamento de um Belo Dálmata com uma Porquinha Negra, sendo todos os irmãos da ninhada negros.

segunda-feira, abril 17, 2006

O Melhor Coronet


Um dos Pontos Altos da Exposição do C.A.P.I., que tive a oportunidade de observar, foi a eleição do Melhor Coronet da Exposição. Foram vários minutos de ansiedade em que o juiz , o Sr. Gerry Harvey esteve hesitante entre os dois exemplares que restaram na mesa, depois de terem sido minuciosamente observados mais de uma dezena de porquinhos da raça Coronet que entraram em concurso. De um lado, o Dimitri zum Heiligenberg (na FOTO) da Verena, do outro o Shuh Tzi Brice, de Miguel Castelo da. Foi uma longa espera e uma das decisões mais difíceis de todo o julgamento da exposição, pois se um apresentava um focinho melhor, o outro tinha uma melhor definição e beleza da coroa, tendo sido este aspecto final que decidiu a vitória em favor do Brice, que aqui aproveito para felicitar o seu dono, o Miguel Castelo, pela excelente apresentação do seu Porquinho, que muito impressionou o juiz. Dada a juventude dos dois exemplares, decerto que estamos perante duas grandes promessas em exposições futuras.

Em face deste êxito, o Brice viria mais tarde a sagrar-se 2º Best in Show, o que muito orgulha os criadores portugueses, pelo facto dos dois primeiros classificados serem de origem nacional.

Dia dos Porquinhos-da-índia 2006 - Reportagem

No dia 8 de Abril no Mercado da Ribeira em Lisboa, o Clube dos Amigos dos Porquinhos-da-índia ( C.A.P.I.) celebrou mais um evento totalmente dedicado aos nossos pequenos amigos. Pelo segundo ano consecutivo estiveram reunidos no recinto de exposição mais de uma centena de Porquinhos-da-índia, exemplificando todas as raças existentes, permitindo assim aos visitantes terem uma ideia das muitas diferenças que podem existir entre as várias raças.

No concurso, estiverem presentes 92 porquinhos de 13 exibidores diferentes, tendo o CAPI convidado para o julgamento o Sr. Gerry Harvey, juiz do Southern Cavy Club de Inglaterra, com mais de vinte anos de experiência em julgamentos de porquinhos, o que permitiu a quem esteve presente uma boa aprendizagem das várias técnicas de apresentação de porquinhos para um concurso e quais as caracteristicas importantes a ter em conta num julgamento.

O grande vencedor do Concurso foi o Olavo do Clã dos Ursos (na foto em cima), Sheltie Agouti Creme-Branco, propriedade de Mireia Cabre, que muito orgulhou os presentes dado ser um porquinho de criação nacional.

Estiverem ainda presentes no evento vários porquinhos para adopção, e queria deixar aqui uma mensagem de apreço a todas as sócias envolvidas no Projecto de Adopção, que permitiu encontrar um novo lar para dezenas de porquinhos que viviam em más condições e que agora terão um novo lar cheio de amor e carinho, para além das pessoas que ficaram como Fat's.

A nivel pessoal gostei bastante de estar envolvido no evento e de ter tido a oportunidade de ver tantos porquinhos de todas as raças e cores. É incrível a variedade de cores que existe e quase que me atrevo a dizer que existe sempre um porquinho de uma cor ou tipo de pêlo para todo e qualquer gosto.